Zeus


O deus dos deuses, o deus dos céus. O fodão. E o cara não valia nada...
Era o filho mais novo de Cronos e Reia (como disse ontem, ele destronou o pai, que engolia os filhos, sabendo que seria derrotado por um deles).
Quando escondeu Zeus, Reia o mandou para uma caverna em Creta onde ele foi criado por uma cabra. Há uma versão da história que diz que um exército de deuses inferiores ficava na caverna fazendo barulho pra Cronos não ouvir o choro de Zeus quando era bebê. Em outra, como Cronos era deus do céu, do mar e da terra, Zeus ficava pendurado numa corda presa a uma árvore, de forma que não estivesse nem no céu, nem no mar, nem na terra e Cronos não o achasse.
Quando venceram os Titãs, ele dividiu o poder com os irmãos. Poseidon ficou com o mar, Hades com o mundo inferior e ele com o Olimpo e a preeminência sobre os outros deuses e o Universo.
Certamente, junto com isso, ele deve ter achado que a mulherada vinha no pacote.
Eu me dispus a contar as mulheres dele, mas desisti quando cheguei perto de 60 (entre deusas e mortais). De todas, a mais temida foi Hera. Como já contei, a mulher era uma praga, um poço de vingança. Mas ele mereceu uma por uma.
Ele se transformava em cisne, em touro, em chuva de ouro (sem ironias políticas...haha), se passava pelos maridos e cobriu o mundo com nuvens negras. Tudo pra namorar escondido. E muitas vezes (muitas) as mulheres eram tomadas à força. Assim também, raptado por Zeus transformado em águia, foi que o jovem Ganímedes foi parar no Olimpo (dizem que virou copeiro – não é piada, gente. O patrão levou o amante pra casa dele pra ser copeiro...) 
Não era um pai de todo mal, tendia a proteger os filhos e em várias ocasiões interveio para impedir injustiças e corrigir destemperos.
Poderoso, vaidoso e inseguro ele tocava o Olimpo e ditava o comportamento dos homens (típico político das antigas...). Não sou muito fã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...