Medusa - A Morte nos Olhos


Medusa era uma das três Górgonas (a única mortal), sacerdotisa do Templo de Atenas. Como tal, devia permanecer pura, mas Posseidon (tio de Atenas, que vivia brigando com a sobrinha) tratou de acabar com essa condição (não se sabe ao certo se a relação foi ou não consensual). Furiosa pela profanação da sacerdotisa e do Templo (elas se esquentavam depressa) Atena castigou Medusa transformando seus belos cabelos em serpentes e fazendo com que todo aquele que olhasse diretamente em seus olhos virasse pedra. Medusa passou a viver na entrada do Reino dos Mortos, incapaz de amar e ser amada; odiando os homens por ter sido enganada por Posseidon e as mulheres pela aparência terrível que tinha agora.
Perseu foi mandado para decapitá-la. Ele era um jovem inexperiente que tinha sido enviado nessa missão pelo padrasto que queria se livrar dele, sabendo que a tarefa era impossível. Perseu se atirou nessa hybris (desmedida/passo maior que a perna, já falei disso) com tanta vontade e inocência que comoveu Atena.
A deusa da sabedoria lhe deu um escudo tão polido que refletia a imagem da Medusa e ele olhou através dele (portanto não direto nos olhos dela) não foi transformado em pedra e venceu a Górgona.
E daí?? Daí que Perseu simboliza a juventude, a imaturidade que com a sabedoria e a reflexão, vence a morte nos olhos; o medo, o desconhecido. Não é lindo isso? Segue o jogo, senhoras e senhores... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares