Hermes

O mensageiro dos deuses.
Filho de Zeus e Maia (uma ninfa que teve que ir dar à luz escondida numa caverna na Arcádia para se esconder da fúria da Hera), ele tinha UM DIA de vida quando fugiu do berço, no caminho encontrou uma tartaruga e a matou – fazendo a primeira lira com seu casco e usando tripas de carneiro para as cordas, em seguida encontrou o rebanho divino de Apolo, roubou 50 vacas e (com um monte de artimanhas, inclusive as tais sandálias aladas que ele usava) evitou que elas deixassem qualquer rastro.
Apolo (é claro) descobriu tudo e foi tirar satisfações com Zeus que tentou passar o pano, mas acabou aceitando que o recém-nascido era um prodígio... Mas Hermes era muito esperto e levou todo mundo na conversa com um discurso super eloquente e quando tocou a lira que tinha inventado, acabou convencendo Apolo que a lira valia muito mais que as 50 vacas. No final das contas ele deu a lira pro Apolo, prometeu que nunca mais ia roubar nada dele, Apolo lhe prometeu fama e fortuna e ainda lhe concedeu três virgens aladas (eu nunca entendi a graça que homem vê em mulher virgem, mas enfim...) que eram advinhas e falavam a verdade se fossem alimentadas com mel (quem tem mulher mentirosa, deve ficar de olho nisso. O problema pode ser a dieta! Hahaha). Zeus, nessa hora fez de Hermes o mensageiro dos deuses e responsável por levar os sonhos aos mortais e conduzir as almas dos mortos a Hades.
Quando Perseu enfrentou a Medusa, ele lhe emprestou as sandálias aladas (que eram incrivelmente velozes) e emprestou a Hércules uma espada encantada que ajudou muito nos 12 trabalhos.
Hermes também, por conta da conversa boa, do poder de negociação e da persuasão, é o deus dos comerciantes e dos ladrões. Será que político ladrão tem deus? Se tiver é esse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...