As Moiras


As moiras eram três irmãs, usualmente personificadas por três velhas, filhas de Nix - deusa da noite e concebidas sem pai, elas tecem o destino dos deuses e dos homens.
É interessante o detalhe de não terem precisado de um pai para nascer, uma vez que isso reforça o argumento de que o destino mitológico está mais ligado ao feminino, do nascimento à morte.
Impessoais e inflexíveis, ninguém jamais se atreveu a tentar interferir no trabalho delas, nem Zeus, pois mesmo ele sabia que isso alteraria a ordem natural do Universo e essa é uma força com a qual ninguém brinca.
Cloto tecia, Láquesis avaliava e distribuía os destinos e Átropos rompia o fio da vida.
Os romanos as chamavam de Parcas (Nona/Décima e Morta). Na Ilíada de Homero, elas eram um único ser e representavam a Lei que paira sobre deuses e homens. Mais tarde, na Odisseia, elas aparecem como Fiandeiras.
O Fio da Vida é tecido na Roda da Fortuna, isso explica os altos e baixos e seus ciclos sucessivos. Nosso ego busca explicação pra tudo e esse destino ditado por Moiras inadvertidas é duro de engolir, mas é graaande parte da graça do existir.
Vale lembrar que seguindo esse fio de pensamento, não é o destino que nos encontra, mas nós que vamos ao encontro dele.
Um dia de cada vez.
Não parece, nem é fácil, mas pode ser divertido. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares