Maya- a ilusão


O que é verdade? O que de fato ocorre e é importante e o que a gente inventa e se enreda? Independente do motivo que dita a escala de importância que a gente dá pras coisas, tem uma personagem hindu que ajuda a lembrar que é tudo uma enorme bobagem: a deusa Maya.
A filosofia oriental vê a ilusão como tudo o que atrapalha no desapego do mundo material e essa ilusão é um véu que a deusa Maya coloca nos olhos da gente.
A mitologia hindu não é como a grega, com tanta referência bibliográfica, mas a deusa Maya - que oscila entre ser real e irreal (como vários conceitos deles), tem o poder de cegar as pessoas com um véu de ilusões. Só que o mesmo poder que cega, pode revelar a verdade.
Segundo eles, o mundo material é uma ilusão dos sentidos. Tudo o que a gente acha que tem é Maya (ilusão), tudo o que se junta, que se mede é Maya. Tudo o que percebemos como mundo real é uma percepção consciente criada pelos nossos sentidos e isso não corresponde à essência da Realidade.
“Aquilo que à gente do mundo sensorial parece ser real e verdadeiro, para o sábio é ilusão: e aquilo que a maior parte dos homens julga ser irreal e não existente, o sábio conhece como o único que é Real e existente. (Bhagavad Gita – II-69)”
Faz tudo parecer menos importante. E não é? Fáááááácil...aff. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares