Prometeu


Prometeu
(Essa história tem muuuitas versões, lembremos que a timeline é minha e eu conto a que eu gosto mais...)
Sobrinhos de Cronos, Prometeu (aquele que pensa antes) e seu irmão Epimeteu (aquele que pensa depois) foram incumbidos de criar todos os animais da terra. Epimeteu criou cada animal com suas habilidades e características e quando chegou a vez do homem, só tinha sobrado barro e a criatividade já não estava assim uma Brastemp. Prometeu veio em auxílio do irmão (e da humanidade), moldando e roubando o fogo do céu para entrega-lo ao homem, de forma que ele fosse superior a todos os animais. Acontece que o fogo era exclusividade dos deuses, e Zeus cuidava de restringir o poder dos mortais. Assim, ele castigou a humanidade mandando Pandora como esposa a Epimeteu (que tinha sido avisado por Prometeu a nunca aceitar nada vindo de Zeus. Quem tem irmão mais novo sabe que eles não escutam a gente...). Pandora trouxe consigo os males do mundo, presos numa caixa que ela abriu inadvertidamente, eles escaparam e sobrou presa apenas a esperança.
O castigo de Prometeu foi ser acorrentado no Monte Cáucaso onde um abutre vinha diariamente comer seu fígado (que se regenerava até o animal voltar no dia seguinte e devorá-lo outra vez).
Esse castigo deveria durar a bagatela de trinta mil a nos, mas antes disso Hércules (assim que terminou os 12 trabalhos) abateu o abutre e libertou Prometeu.
By the way: eu sempre digo que os caras não eram bobos: qual o único órgão humano que se regenera?? O Fígado!  Regeneração hepática conhecida pelos gregos antigos! Existe até uma técnica cirúrgica conhecida como “técnica de Prometeu” na qual porções do fígado são retiradas em pequenas partes. Adoro!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...