Argos


Uma versão diz que ele tinha dois olhos na face e outros dois na cabeça, outra diz que tinha o corpo coberto de olhos. A história dele é cheia de atos heróicos e UMA mancada. Adivinhem por qual atitude o infeliz ficou famoso e rodou?
Zeus, em plena campanha pelo título de melhor marido, arrumou uma nova amante. Uma ninfa chamada Ió (vale registrar, se ainda não ficou claro, que as ninfas eram as periguetes da mitologia). Com a discrição habitual, ele namorava a ninfa na beira de um lago e pra Hera não ver, ele criava uma cortina de nuvens negras. Logicamente não funcionou. Hera viu os dois, Ió percebeu que Hera tinha visto e vinha em direção deles e avisou Zeus, desesperada (eu digo que o povo tem medo, mas não tem vergonha na cara...). Zeus resolve o problema transformando a amante numa vaca. Hera chega, como quem não sabe de nada, e pergunta o quê Zeus está fazendo ali na beira do lago com uma vaca. Ele desconversa, e ela pede a vaca de presente. Ele não tem como negar e ela leva a vaca com ela. Chegando no Olimpo, ela chama Argos e pede que ele leve a vaca (Ió) para um lugar distante e passe o resto da vida vigiando com todos os seus olhos, para que Zeus nunca mais se aproxime dela.
Então Zeus manda Hermes libertá-la. Hermes vai, leva a flauta de Pan e fica um tempão distraindo Argos, contando histórias chatas e tocando a bendita flauta até que ele caísse no sono e fosse decapitado.
Com Argos morto, Hermes solta a vaca e ela vai embora. Hera, coloca os olhos de Argos nas penas do pavão (que é o animal que fica ao lado dela no trono do céu) e, para se vingar, manda uma das Fúrias enviar insetos para atormentar e perseguir a vaca Ió pela eternidade.
Feito isso, Ió foge tentando se livrar dos insetos até quase enlouquecer e SÓ ENTÃO, Zeus intercede por ela, pedindo perdão a Hera e prometendo não voltará a procurar Ió, se Hera a livrar da praga. Hera (banana) concorda, ele desfaz a transformação e Ió volta a ser a Ninfa periguete da beira do rio e todos são felizes e atormentados para sempre. Menos o coitado do Argos, que entrou na história pra dar o título e entrar pelo cano.
Tem olhos? Mantenha TODOS beeem abertos. Dois ou duzentos.😜❤️
s 33 pessoas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares