Sibilas & Pitonisas


Parece nome de banda de rock dos anos 80, mas era o nome das mulheres que proferiam os oráculos de Apolo. Há versões conflitantes mas, no geral, as Pitonisas eram em menor número – inicialmente uma delas fazia previsões uma vez por ano, depois outras vieram. No final das contas, tanto Sibilas quanto Pitonisas eram as adivinhas do elenco mitológico
As Pitonisas, faziam suas previsões num trípode (banco de três pernas) sob o buraco de onde saíam os gases proféticos (fenda onde caiu o corpo da Píton que Apolo matou como eu já contei). Antes de subir na trípode, elas tinham que jejuar três dias, mastigar folhas de louro e fazer mais um monte de coisas, então Apolo sacodia o templo e elas entravam em transe frenético (pra mim, isso tem outro nome...haha). Depois de concluir a profecia, elas caíam em sono profundo e algumas chegavam a morrer.
As Síbilas registravam as previsões que faziam por escrito, e daí vem a melhor história: uma delas, a Síbila de Cumas juntou as previsões escritas em nove volumes e foi oferecer ao Rei romano Tarquínio por uma for-tu-na. Ele recusou, achou muito caro. Cada vez que ele recusava, ela queimava três livros e oferecia os restantes pelo mesmo preço, até que ele pagou por apenas três o que ela havia pedido pelos nove no começo da negociação. Esses livros ficaram conhecidos como Livros Sibilinos e guardados no Templo de Zeus. Eram consultados em ocasiões especiais (grandes desgraças e tragédias).
Apolo se apaixonou por essa Síbila e lhe concedeu um desejo em troca de sua virgindade. Ela pediu que vivesse tantos anos quantos fossem os grãos de areia que coubessem em sua mão. Só que ela não devia ter o contato da Afrodite na lista de amigos e esqueceu de pedir que, junto com isso, lhe fosse concedida a juventude. Assim, ela foi envelhecendo, secando E encolhendo até que ficou do tamanho de uma cigarra e foi colocada numa gaiola no Templo de Cumas. Quando as crianças visitavam o templo e perguntavam a ela qual era seu maior desejo, ela respondia “quero morrer”.
Essa história de desejos sempre tem uma pegadinha. Melhor pensar bem e pedir direito pra não ir parar numa gaiola...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares