PENÉLOPE



Mulher de Ulisses (a história também é boa, mas só a volta dele pra casa depois da Guerra de Tróia – pra onde ele nem queria ir-, demorou vinte anos e virou a Odisséia do Homero e eu não vou me meter a resumir isso de jeito nenhum em míseros 2200 caracteres).
Bom, eles eram casados (e ele, na verdade, queria mesmo era ter casado com a Helena, mas ela era muuuito disputada e ele ficou meio com preguiça e preferiu Penélope). Eles tiveram só um filho (Telêmaco), que nasceu pouco antes de ele ir pra Tróia.
E o homem não voltava, gente. Não mandava notícias (o whats devia estar instável) e ela lá esperando... Foram dez anos de guerra e dez anos pro cara voltar. Penélope era jovem e bonita e começaram a aparecer pretendentes. Eles eram muitos e se instalaram no palácio dela, esperando ela cansar de esperar. O pai dela, junto, fazendo coro, querendo que a filha casasse de novo.
Com o pai se metendo e centenas de pretendentes enfiados na casa dela, Penélope arrumou um jeito de ganhar tempo: começou a tecer uma mortalha pro sogro (Laerte) e avisou que só se decidiria quando tivesse terminado o trabalho. Claro que ela tecia de dia de desmanchava de noite (suuper 1001 noites). Quando descobriram o golpe (na verdade ela foi traída por uma criada) bem na hora que ela ia ter que escolher um marido novo, Ulisses voltou. Trancou o palácio e matou toda a corja de oferecidos.
Então...o engraçado aqui é que Penélope é famosa por sua lealdade ao marido, por ter esperado tanto tempo; MAS a outra versão da história é que ela se cansou de esperar e dormiu com tooodos os pretendentes que apareceram no palácio. Foi assim que nasceu o deus Pan – metade homem, metade cabra, companheiro de farra de Dioniso e cuja vida sexual é descrita como in-ces-san-te...hahaha.
Escolham sua versão preferida, crianças.
Dica pros meninos: não enrolem pra voltar ou tratem de mandar notícias!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares