Jasão e os Argonautas



Jasão era filho do Rei de Iolcos, destronado pelo irmão Pelias que tratou de exilar Jasão numa ilha onde ele foi criado pelo centauro Quiron até completar 20 anos. Nessa época, coberto com uma pele de pantera e calçando um pé de sandália (perdera a outra no caminho) ele chega a Iolcos para reivindicar o trono. Pelias concorda em ceder o trono ao sobrinho desde que ele lhe traga o Tosão de ouro (um carneiro alado com pelo de ouro que Zeus deu de presente a Fixo, mas que agora era de Eetes, Rei da Cólquida).  Jasão convoca os heróis mais famosos da Grécia (Hércules e Teseu no time) e junta cerca de 50 deles, que partem num barco construído por Argos.
A Argó partiu da Tessália e a primeira parada foi numa ilha habitada só por mulheres (o povo se divertiu por diiias...), e seguiram sendo confundidos com piratas, lutando e derrotando Harpias e mais um monte de aventuras até chegarem à Cólquida.
Lá, procuraram o Rei Eetes e reivindicaram o carneiro. Ele concordou, desde que Jasão cumprisse tarefas impossíveis: domar touros que soltavam fogo, depois arar a terra com dentes de dragão que ele deveria matar e extrair – e de cada dente arrancado saía um exército de homens furiosos. Jasão estava lá pensando em como faria isso tudo, quando aparece a Medeia (filha de Eedes) cheia de amor pra dar e oferecendo ajuda, se ele casasse com ela e a levasse embora. Trato feito, ela, que conhecia magia, fez com que tudo desse certo. Com a tarefa cumprida, Jasão volta ao rei que fica pu-to de o cara ter conseguido e manda prendê-lo. Medéia, para ajudar Jasão e distrair o pai, esquarteja o irmão (não era pra desconfiar que a mulher era doida???) e espalha os pedaços dele pela cidade. Enquanto Eedes os recolhe, eles fogem.
Na volta, os deuses mandam tempestades e monstros para punir Medéia, mas eles conseguem chegar. O problema é que eles voltam, Jasão entrega o bendito carneiro ao tio, que manda ele pro inferno e não entrega o trono. Medéia (essa santinha) mata Pelias envenenado e foge com Jasão para o Corinto, onde eles vivem felizes com os filhos, até Jasão resolver casar com a filha de Creonte...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares