Eros e Psiqué



Afrodite não era fácil. Ela era mãe de Eros (o cupido, deus do amor e do desejo) cujas flechas podiam despertar tanto o amor quanto a indiferença (engraçado pra quem argumenta que amor e ódio são faces da mesma moeda; o que se antepõe ao amor aqui é a indiferença. Faz muito mais sentido).
Psiqué era uma mortal, filha de um rei e era muito linda. Era bonita demais. Afrodite, ameaçada, sabendo que os pais da menina iriam consultar um oráculo para saber quando ela se casaria, fez com que o oráculo dissesse a eles que a mandassem vestida de noiva a um rochedo onde seria desposada por um monstro. Assim foi feito. Só que Afrodite instruiu Eros a se passar por monstro e castigar Psiqué. É claaro que não deu certo...
Quando chegou no rochedo, o vento de Zéfiro transportou Psiqué a um castelo maravilhoso onde um homem cujo rosto ela não conseguia ver, se apresentou como seu marido (era o Eros, que bateu o olho nela e se apaixonou perdidamente). Ele a fez prometer que jamais tentaria ver seu rosto, pois se fizesse isso, ele a deixaria (na verdade, ele estava se escondendo da mãe). Psiqué concordou e ele foram muuuuito felizes até o dia em que ela foi visitar a família e voltou convencida de que não tinha o menor cabimento não conhecer o rosto do próprio marido. De volta ao palácio, ela pegou uma vela e se aproximou dele (que estava dormindo), viu então que ele era tão lindo quanto ela, mas nessa hora uma gota de cera pingou no peito dele, que acordou e -como prometera- foi embora.
Psiqué vagou desiludida tentando encontrá-lo e ainda teve que cumprir um monte de tarefas/castigo impostas pela maluca da Afrodite. A última dessas tarefas era pegar um porta jóias que guardava a beleza de Perséfone. Quando estava com o bendito porta jóias e quase entregando a Afrodite, a curiosidade a derrubou de novo: ela abriu a caixinha e de lá saiu um sono do qual nunca mais acordaria. 
Eros, quando viu tudo que havia acontecido (por que esses caras NUNCA chegam antes, meu Deus???) se desesperou e implorou a Zeus que a trouxesse de volta. Zeus atendeu, ela virou imortal, subiu com Eros ao Olimpo e eles nunca mais se separaram.
Você ainda reclama da sua sogra??

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...