Assim: Polícia Civil resolve fazer manifesto em frente ao Palácio dos Bandeirantes; onde nenhuma categoria pode fazer passeatas, marchas ou afins (mas ELES acham que podem).
A Polícia Militar é chamada pra garantir a ordem e acaba com a alegria dos policiais civis.
A grande argumentação dos reclamantes é que o governador teve TRÊS horas pra decidir se receberia a comissão deles ou não.
1- O argumento de que há mais de 10 anos eles não têm os salários reajustados é mentiroso.
2- Pq cargas d'água o governador é obrigado a receber uma comissão num prazo assim com o pé na porta?
3- Pq esse barulho todo aconteceu coincidentemente em meio ao naufrágio titânico da canditada do PT à prefeitura da cidade???
4- Alguém é capaz de imaginar o quanto os presidiários se divertiram com isso???

Eu sou (digo e repito pra quem quiser e não quiser ler) sou implicante e preconceituosa, mas tenho uma teoria sobre psicólogos e psiquiatras que corresponde ao mesmo raciocínio que tenho sobre as duas polícias.

Psiquiatra é um cara que fez medicina, depois se especializou e fez residência, o que lhe confere - pelo menos - 10 anos de estudo.
Psicólogo pode se formar tranquilamente em qualquer UNI e sair dando palpite na sua vida.
A quem vc indicaria sua mãe em depressão??? Ou filha/amiga/irmã com problemas de drogadição???

Pois é: Policial Militar faz Barro Branco e Polícia Civil faz direito na mesma Uni em que a namorada faz psicologia...

Prontofalei.
bjs

PS: Faltou eu dizer uma coisa: Polícia é para quem precisa.

Comentários

  1. Laine, post infeliz esse seu, desculpe. Infeliz porque mais do que preconceituoso e implicante, foi raso, praticamente ignorante.

    Toda categoria profissional tem os bons e os maus profissionais - médicos inclusos - e nunca será a faculdade que nos formará. O bom profissional se mantém estudando para além da exigência formal de ter um diploma, porque possui um compromisso com a própria escolha profissional - paixao e talento - e, principalmente, a noção de que nada nessa vida é estático, muito menos o ser humano.

    Levar a mãe deprimida a um psiquiatra é uma postura lúcida, pois apenas eles podem receitar. Porém só levá-la a um psiquiatra, quando este também não funciona como analista, é condená-la a um ciclo de depressões que com o tempo se tornarão uma doença crônica. Existem os sintomas que precisam ser tratados, mas existem também as causas que se não forem vistas e integradas, perpetuarão o distúrbio, e para isso só um analista. Psicólogo ou não.

    Tudo tem dois lados e às vezes até 25 deles...

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. O foco do post era a polícia, e eu sabia que quando escrevesse o que penso das categorias de psiquiatra X psicólogo; poderia incomodar amigos psicólogos como vc.
    Psiquiatra também faz análise, eu mesma fiz terapia por mais de dez anos com um que nunca me receitou nada... Só lembrar de psiquiatra na hora de tomar remédio é bobagem.
    Estava focando no tempo de preparo desses profissionais.
    Tem gente podre e gente boa em todas as profissões, já disse isso em posts anteriores. Mas em determinadas categorias o risco é grande demais.
    Comparando o tempo que as duas categorias estudam antes de atender, mantenho meu argumento.
    Não é sempre que a gente concorda, né??
    bjs

    ResponderExcluir
  3. A gente devia saber onde cada profissional DE TODAS AS PROFISSÕES se formou. Isso ajudaria a minimizar MUITOS estragos.

    No mais, concordo plenamente com o post.

    Ricardo Costa

    ResponderExcluir
  4. Não, e nem é preciso concordar, porque a concordância é antes de tudo burra... rs...

    E eu ainda sigo com vontade de argumentar: sim tem alguns psiquiatras que fazem análise, conheço uns excelentes, inclusive, mas não são todos não, aliás nem sei se são maioria viu? Porque eles não saem da faculdade aptos a analisarem e ai precisam fazer uma formação que demanda - em psicanálise - mais 4 anos de estudo e formação que engloga a análise didática: ou seja: arrumar tempo pra ir ao analista 4 vezes por semana no mínimo e lá além de ser analisado, aprender a analisar. Dá pra entender pq muitos optam por não fazer essa formação.

    Quanto ao estudo formal Laine, ainda balanço a cabeça aqui e penso: tá, eles estudam 6 anos e nós estudamos 5. Eles saem da faculdade e vão fazer 3 anos de residência - a maioria - ou vão trabalhar como clínico geral; nós vamos trabalhar alguns na área clínica; Tantos médicos quanto psis da área clínica fazem especialização, pois você não sai de nenhuma das duas com a formação de abordagem. Eles estudam o corpo, nós a mente e creia-me: Freud, Reich, Jung, Pavlov, Melanie Klein, Gerda Boissen, Alexandre Lowen, pra só citar alguns, são capazes de nos fazer arrancar os cabelos tentando entendê-los. então ainda acho que a quantidade de estudo tem muito mais a ver com compromisso profissional do que com formação formal.

    Porém concordo que em nenhuma das duas áreas dá pra ser irresponsável com o que se faz. E que na psicologia tenho me deparado com profissionais mais limitados do que na medicina, mas me pergunto se isso não se deve ao foto da mente humana ser mais vasta do que o nosso corpo. E se a resposta for sim Laine, responde também porque é mais "fácil" para um médico saber o que fazer do que um psi, visto que as patologias também mudam decorrentes da cultura. Na época de Freud a patologia mais comum era a neurose, hoje é a depressão, num futuro será a sociopatia?

    Muitas e muitas consideraçãoes sempre né?

    Beijo e bom fds!

    ResponderExcluir
  5. Olha só: nada como discordar de uma pessoa educada, civilizada e inteligente feito vc.
    Isso é uma aula de educação e bom senso.
    Vamos discordar mais vezes??
    beijão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários anônimos são coisa de gente i-di-o-ta, e serão apagados.
Tome coragem, baby!
Assine!!

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...