Apolo

Apolo
Aquele parto difícil encomendado por Hera, já que Apolo e Ártemis eram filhos bastardos de Zeus foi o começo da carreira do deus das artes, do sol, da claridade e da iluminação. Tudo que nasce do sol, que germina, é coisa de Apolo.
Ele matou a Pìton (em uma versão, fez isso com um ano, em outras, fez isso já adulto, pra proteger a mãe), e com a pele da serpente, fez o assento do banquinho de três pernas onde as pitonisas se sentavam e faziam as previsões no Oráculo de Delfos.
O primeiro amor de Apolo foi a ninfa Dafne, que preferiu virar um loureiro a estar com ele. Daí ele ser sempre retratado com uma coroa de louros (e elas serem usadas posteriormente por reis e campeões). Depois ele cismou com a coitada da Cassandra, que também não quis saber dele, e ainda foi amaldiçoada (e toda a bibliografia que eu achei diz que o cara era gaaatooo...devia ser muito chato).
Então, ele deve ter começado a frequentar a Igreja de Santo Antonio, e casou com Cirene. Com ela teve Aristeu, aquele idiota que perseguiu Eurídice e por causa dele, ela pisou numa serpente e morreu.
Apolo tinha problemas com Zeus. O filho dele, Asclépio, que era deus das artes medicinais, aprendeu a trazer os homens de volta da morte (e arrumou uma confusão enorme com Hades) foi morto por Zeus com um raio e Apolo vingou a morte do filho, matando os Cíclopes, que faziam os raios. Zeus o colocou pra fora do Olimpo e o obrigou a servir um rei humano por um ano.
Quando passou o prazo de um ano, ele voltou e (muuuito inteligente) resolveu destronar Zeus (deve ter pedido ajuda do Cebolinha e do Cascão) deu tudo muito errado, e Zeus mandou Apolo pra cá outra vez, agora pra construir as muralhas de Tróia.
Mas o cara era um deus, e aprendeu. Juntou o que cada dia trouxe e com a onisciência que só eles tinham, governou o oráculo de delfos. Era quem dava o dom da profecia aos videntes e emprestava sua sabedoria aos homens.
Diferente de quem não aprende, tem gente que aprende. Tem gente que ouve, que presta atenção e não repete de ano, nem precisa ouvir duas vezes. Gente assim vai mais longe e, seguramente, tem menos dor de cabeça. A gente tem OBRIGAÇÃO de tentar. Bravamente. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...