Orfeu & Eurídice



Orfeu era filho de Calíope (a mais importante das Musas) e Apolo. Apaixonado por música, sua habilidade em cantar e tocar lira ou cítara eram um sucesso de bilheteria olímpico.
Casado com a ninfa Eurídice, viviam felizes até o dia em que ela atravessava sozinha uma floresta quando encontrou um pastor (Aristeu) que era apaixonado por ela e tentou beijá-la. Eurídice saí correndo, fugindo dele e na fuga pisa numa serpente que a pica e ela morre.
Inconformado (e ninguém foi quebrar a cara do Aristeu, ficou super por isso mesmo, o máximo que aconteceu foi que os deuses o castigaram matando todas as suas abelhas...) Orfeu desce ao inferno pra tentar trazer Eurídice de volta. Com sua música ele consegue convencer Caronte (o barqueiro do inferno) e chegando no reino de Hades, todos param para ouvi-lo. A história conta que Sísifo deixa o Rochedo e Tântalo para de sentir sede e fome enquanto ouvem a música de Orfeu.
Quando encontra Hades e Perséfone, ele acaba convencendo os dois a deixarem que ele leve Eurídice de volta ao mundo dos vivos. Mas Hades coloca uma condição (seeeempre tem um “mas”): ele tem que seguir caminhando à frente de Eurídice e não pode olhar para trás até saírem do inferno. Se ele olhar para ela durante o percurso, ela morrerá outra vez.
E lá foram eles. É claro que Orfeu começou a achar que ela não estava atrás dele, que era uma armadilha do Hades, que isso, que aquilo e olha pra trás. Imediatamente Eurídice já era e não há mais o que ele possa fazer.
De volta à Trácia, Orfeu segue infeliz com sua música. As Mênades (Bacantes, as roadies do Dioniso) se interessam por ele e tentam seduzi-lo por muito tempo, mas ele não cede. Furiosas elas o esquartejam e ele consegue, enfim, encontrar Eurídice.
Moral da história: tem hora na vida que é realmente imprescindível a gente seguir sem olhar pra trás, ou tooodo o esforço até então será irremediavelmente per-di-do...



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares