Stanley & Iris


Determinado tipo de filme, ou um filme em especial, tem a capacidade de mudar o humor da gente. Eu, que nasci em março, mudo de humor com uma música ou um texto facilmente.

Hoje vou falar de um filme desses: Stanley & Iris.
Dirigido por um norte americano chamado Martin Ritt (o mesmo que fez Norma Rae com a Sally Field – onde ela era uma operária em processo de sindicalização...) o filme não ganhou prêmios, nem foi grande sucesso. Isso só aumenta minha satisfação paranóide egocêntrica de pensar que foi feito pra ME agradar!
Stanley é o De Niro e Iris é a Jane Fonda.
O filme é de 1990, e os dois estão na plenitude da beleza quarentona.
Ela é uma viúva que trabalha numa fábrica de doces (o diretor a-do-ra a classe operária) e ele é o cozinheiro da fábrica.
Eles se vêm rapidamente até o dia em que ele é demitido na frente dela por ser analfabeto.
Daí pra frente, ela passa a ensiná-lo a ler e eles começam um relacionamento amoroso.

Logicamente o que me mata nesse filme é o De Niro. Esse cara já fez de tudo e nunca ficou marcado por papel nenhum, como aconteceu com o Al Pacino que nunca vai se livrar da pele do Cel Frank Slade em Perfume de Mulher.
Jane Fonda também tá muito bem, como em "Num Lago Dourado", passando loooonge da imagem de beleza fria que tentaram impor à ela mais tarde. Mas eu tenho sérios problemas de adoração pelo De Niro ( sempre tive, desde sempre). O que era aquele homem no Poderoso Chefão?? Ai ai ai...

Enfim, Stanley é um cara travado, envergonhado e tolhido por conta de não ter sido alfabetizado, mas que é de uma doçura e de uma força e coragem impensadas.
Determinados tipos de características são difíceis de coabitar num homem, mas esse diretor conseguiu construir um personagem diferente de qualquer outro que eu tenha visto na vida.
O filme é despretensioso e romântico. Como muitos aspectos da vida e muita gente deveriam ser.
Não vou ficar contando detalhes, mas o filme é daqueles que, quando acabam, deixam a gente cheios de esperança.

Na última cena, ele vira pra ela e diz:

"Iris, nada é impossível".


Assistam!

Comentários

  1. A gente entra aqui e fica lendo, como se fosse um intervalo funcional no dia.
    É o máximo, mas dá uma saudade...

    ResponderExcluir
  2. Por acaso não tem o filme?

    Levi.fidalgo@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Assistir o filme stanley e iris , e gosteo do seu comentario . parabens!!!!! meu nome é rosineide . sou estudante de pedagogia . ainda nao tenho conta ..

    ResponderExcluir
  4. O filme é muito bom, do tempo que se faziam coisas boas que emocionam e vale a pena assistir.Boa páscoa.

    ResponderExcluir
  5. Amei o filme! Assisti num dos canais da Net.
    Estou atrás do DVD pra comprar. Mas, parece que não tem aqui no Brasil. Que pena!!!
    É um filme pra ser visto e revisto. É uma história linda!
    Jane Fonda e Robert De Niro, estão soberbos no personagem!
    O seu comentário sobre o filme está primoroso!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários anônimos são coisa de gente i-di-o-ta, e serão apagados.
Tome coragem, baby!
Assine!!

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...