Aquiles



Tem imagens que a gente fixa na mente e não há Cristo (ou Zeus) que tire. A figura de Brad Pitt, pra mim, é a personificação perfeita do Aquiles. Não consigo nem imaginar de outra maneira.

O Pelida (que era como chamavam os caras, na época: Aquiles era filho de Peleu, por isso era chamado Pelida. Os filhos de Atreu – Menelau e Agamenon – eram os Atridas. Eu e minhas irmãs seríamos as Egydas!) foi pra Guerra Tróia ainda menino. Criado pelo Centauro Quíron, ele estava mais do que preparado e não tinha o menor problema de autoestima. Lembrando que a Guerra nasceu no dia do casamento dos pais dele, com o bendito pomo da discórdia.

Tinha um melhor amigo desde muito pequeno (há quem diga que eram amantes. Na mitologia eles eram menos caretas que a gente é hoje, não fazia a menor diferença); Pátroclo - que foi morto por Heitor (acreditando estar matando Aquiles – já que Pátroclo teve a brilhante ideia de lutar com a armadura do amigo).

Aquiles, enlouquecido com a morte do companheiro, mata Heitor pouco depois. Essa é uma das explicações pra ele ter arrastado o cadáver do Heitor pelas muralhas de Troia, quando ninguém desrespeitava os mortos.

Era uma máquina de matar, rápido e confiante. Matou todos os homens de Andrômaca, o sobrinho de Príamo (pai de Heitor) e muitos muitos troianos. Também era vaidoso, e achava melhor morrer como herói a viver uma vidinha sem sal.

Um belo dia, numa batalha, Páris (irmão de Heitor) e autor do rapto de Helena, que deu nessa confusão toda, acerta uma flecha envenenada (com a ajuda de Apolo) no calcanhar de Aquiles.

Aquiles era filho de Tétis, uma titânide. Sabendo que o filho era mortal como o pai, ela fez oq podia para protegê-lo da morte e mergulhou o filho, ainda bebê, no rio Estige. Só que o calcanhar não se molhou nas águas do rio sagrado (ela o segurou pelo calcanhar). Era o ponto fraco de Aquiles e ele morreu.

Na Odisseia, Ulisses desce ao mundo dos mortos e encontra Aquiles. Ele está arrependidíssimo
por ter vivido pouco, por ter se arriscado tanto e morrido ainda jovem.

Não é impressionante que a gente queira tanto uma coisa, pra conseguir e ver que não era nada daquilo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares