Who cares?

Hoje tivemos aulas de filosofia e antropologia e falamos na Dialética do Esclarecimento e das "armas de comunicação" da indústria cultural e, as usual, caímos na comunicação da segunda guerra. Vimos um documentário francês de 1956 chamad Nuit et Brouillard (noite e neblina), de um cara chamado Alain Resnais, e cujo título foi inspirado na expressão "Nacht und Nebel" que era como os alemães chamavam a deportação de gente acusada de conspiração contra o regime nazista.
São 30 minutos, mas é uma porrada.

E eu fiquei pensando, como o resto do mundo deixou aquilo acontecer? Cadê a Igreja? Cadê as pessoas com consciência humanitária? Como aquilo pode ir tão longe?

É foda, mas o mundo se distrai com seu próprio umbigo e a gente não percebe ou prefere não saber o que está acontecendo. Alguém pode afirmar com certeza de que nenhum amigo está sem comida em casa, ou muito deprimido??? Eu não posso ir até a África, mas posso pegar o telefone, posso olhar pro lado, posso fazer alguma coisa.
Todo mundo pode.

beijos

O vídeo é este. Não achei com legendas em português. Mas ele é narrado em francês e as legendas em inglês são bem fáceis!

Comentários

  1. coincidencia, hoje pela manha assisti um documentario sobre a bomba de hiroshima e as consequencias, e pensei a mesma coisa e no descaso dos seres humanos com seus semelhantes...

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo pode fazer alguma coisa. Basta fazer.

    ResponderExcluir
  3. Certíssima, como sempre...
    Muitos fizeram algo, muitos fazem algo, mas é preciso estejamos constantemente alertas, ou sendo lembrados por joias como seu post e o documentário do Resnais, para que não deixemos de fazer a nossa parte... De novo... obrigada por fazer a sua parte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários anônimos são coisa de gente i-di-o-ta, e serão apagados.
Tome coragem, baby!
Assine!!

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares