apaputaquepariu


Cai exigência do diploma de jornalismo

Sérgio Matsuura e Izabela Vasconcelos

O diploma para o exercício da profissão de jornalista já não é mais uma obrigatoriedade no Brasil. Por oito votos a um, o Supremo Tribunal Federal considerou incompatível com a Constituição a exigência da graduação em jornalismo para o exercício da profissão, em votação do Recurso Extraordinário 511961, nesta quarta-feira (17/06).

Os ministros Gilmar Mendes, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello votaram contra a exigência. Apenas Marco Aurélio Mello votou a favor da obrigatoriedade do diploma.

No início da sessão plenária, as teses se dividiram entre a posição defendida pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal (MPF), contra a obrigatoriedade do diploma, e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), com o apoio da Advocacia Geral da União, sustentando a exigência.

Gilmar Mendes, relator do recurso, defendeu a autorregulação da imprensa. “São os próprios meios de comunicação que devem definir os seus controles”, afirmou.

Mesmo sem a exigência de diploma, os cursos de jornalismo devem continuar existindo, argumentou Mendes. “É inegável que a frequência a um curso superior pode dar uma formação sólida para o exercício cotidiano do jornalismo. Isso afasta a hipótese de que os cursos de jornalismo serão desnecessários”, avaliou.

Fonte: site comunique-se

Comentários

  1. Que país estamos, hein? Um país que estudar ou não, tanto faz. Parece que o melhor diploma por aqui é aprender a ser malandro. Pra onde vamos afinal????

    ResponderExcluir
  2. Puta merda vai ficar pior do que já é.
    Ao invés de exigir a qualificação das universidades que formam cada vez mais imbecis pra jogar no mercado eles vem com uma decisão dessas.
    Me arrependo a cada dia do dinheiro que já gastei com instrução, se eu tivesse investido essa grana em picaretagem eu tava milhonário.

    ResponderExcluir
  3. "A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia, nesse sentido, por não implicar tais riscos, não poderia exigir um diploma para exercer a profissão." presidente do STF, Gilmar Mendes.

    Como assim????
    Absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou pensando se uso meu diploma pra embrulhar pão ou se aproveito que está frio e faço logo uma fogueira...

    ResponderExcluir
  5. Brasil Dupiniquin... Merda vexatória... Podiam pelo menos abaixar o $ do curso, então...

    ResponderExcluir
  6. Viramos cozinheiros...
    Um tal Mendes esqueceu que pra ser bom cozinheiro temos cursos na USP e em mil que tais...
    Que droga é essa de dizer que não temos problemas como médicos, engenheiros, advogados...
    SAerá que a noção desse homem e de quem votou, foi de gente que chegou onde está depois de muito estudo... ou foi voto do povo, que nos últimos 30 anos já nem sabe o que os qualificou pra chegarem onde estão uma corja de esnobes que querem desorientar toda sociedade e Leis vigentes, conquistada a suor, lágrimas, sangue e pudor...
    Alguém sabe o que significa pudor?
    É de enrubecer esta ignorância!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários anônimos são coisa de gente i-di-o-ta, e serão apagados.
Tome coragem, baby!
Assine!!

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...