Circe

 



Filha de Hélio (deus do Sol). A mãe (Hécate) era a deusa da magia e os irmãos tinham se mostrado bastante talentosos nisso desde cedo. Ela não. Meio como um patinho feio, Circe cresceu sem saber a que veio. Maaaas um belo dia, conheceu um pescador chamado Glauco e se apaixonou. Só que ele, todo amigo, pediu ajuda pra conquistar a ninfa Cila (ninfa sempre dá merda). Enciumada, Circe (meio sem saber oq estava fazendo)faz uma poção que envenena Cila, que vira um monstro marinho devorador de homens. Zeus logo fica sabendo do poder de Circe, que não estava na lista dos bem vindos no Olimpo e nem era do tipo que se podia controlar (nem o poder e muito menos ela). Zeus não era bobo.
Exilada na ilha de Eana, Circe aprimorou seus poderes e virou a maior bruxa da mitologia, especialista em venenos e poções. Tansformava os caras que apareciam na sua ilha em porcos. Eles viravam porcos, mas mantinham a consciência humana (ou a coisa não teria a menor graça).
Ulisses apareceu um belo dia, na volta de Tróia pra Ítaca (Odisseia) eles tiveram um filho que recebeu o nome de Telégono (na certa, pra montar uma dupla grega com o meio irmão Telêmaco – fruto do casamento dele com Penélope – aquela que ficou enrolando centenas de pretendentes, fazendo e desfazendo um manto pro sogro enquanto o marido se esbaldava com Circe na Ilha dela...)
Os deuses tinham o poder de realizar o rito Katharsis, que purificava de qualquer mal que a pessoa tivesse feito. Mas ao deus, cabia aceitar ou não fazer o rito, sem questionar o que tinha sido feito. Foi assim que, numa passagem com Jasão pela ilha de Eana, Medéia conseguiu sua purificação.
Circe é poder, mais interessante à medida em que a gente vê que ela estava escalada pra um timinho B olimpiano, mas soube explorar suas capacidades. Soube entender quem era e aceitou o que a vida mandava, enquanto tratava de se construir.
Não importa o tempo que demore, nem o que aconteça no meio do caminho. Sua essência sempre vai te encontrar. Se você deixar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...