Creonte
Virou Rei de Tebas quando Laio morreu (pai do Édipo, primeiro marido da Jocasta, irmã de Creonte). Na época em que Creonte assumiu o trono, a Esfinge estava na entrada da cidade (mandada por quem??? Hera, senhoras e senhores) devorando quem não adivinhasse dois enigmas:
“Quem é dotado de voz, marcha primeiro com quatro pés, depois com dois e finalmente com três?”
“Existem duas irmãs: a primeira engendra a segunda, que por seu turno, engendra a primeira. Quem são elas?”
Cansado de ver a Esfinge devorando todo mundo, Creonte promete o trono a quem solucionar os enigmas; e Édipo, que vinha vagando em direção a Tebas, acertou as duas respostas. A primeira era o homem (engatinhando, caminhando e andando com a ajuda de uma bengala) e a segunda era a claridade do dia e a escuridão da noite.
Creonte dá o trono a Édipo e a mão de Jocasta (mãe do Édipo) em casamento, os dois vivem felizes, têm filhos e então vem a Peste (nem vou comentar nada aqui...). Morria gente a rodo e Creonte foi ao oráculo de Delfos, onde descobriu o fio da meada do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta, que causou trouxe a desgraça a Tebas. Ao saber que tinha se casado com o próprio filho (e de teimosa, já que o Oráculo tinha avisado Laio lá atrás...) Jocasta se mata, e Édipo é expulso de Tebas.
Creonte fica encarregado de cuidar dos filhos deles. Anos depois há um levante contra Creonte, um desses sobrinhos luta contra ele e o outro a favor. Os dois morrem. Creonte só autoriza as honras fúnebres ao sobrinho que estava a seu favor na guerra, e Antígona (filha de Édipo e irmã deles) desobedece e concede as mesmas honras ao sobrinho traidor. Creonte a condena à morte por emparedamento. Só que ela havia se casado em segredo com o filho de Creonte, Hêmon e ele, desesperado, se suicida quando Antígona morre. A mãe dele, esposa de Creonte, também se suicida quando sabe da morte do filho.
Creonte tinha duas filhas: uma casou com Hercules, nascido em Tebas, que ele acaba matando junto com os filhos dos dois; e a outra é a princesa por quem Jasão se apaixonou e que foi morta pela Medéia. Creonte tentou salvar a filha, mas morreu junto com ela.
Ufa. Você tem problemas? Nãããão...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares