Teseu


Filho do rei de Atenas (Egeu) e Aitra, princesa de Trizena (ela tinha se deitado antes com Poseidon, o que faz com que ele também possa ser pai de Teseu). Antes de ir embora (eles nunca foram casados, se deitaram só uma noite), Egeu tira suas sandálias, sua espada e as coloca sob uma pedra enorme e diz a Aitra que mande o filho a ele quando for capaz de remover a pedra e pegar o que está sob ela. Com 16 anos, Teseu cumpre a tarefa e vai ao encontro do pai (pelo caminho mais difícil, querendo a mesma fama de Hércules. O cara já era um poço de vaidade...).
E ele chega a Atenas. Egeu estava casado com Medeia (depois de ela matar os filhos ao ser abandonada por Jasão.) Medeia, que era uma bruxa, convence Egeu que o cara que estava chegando era um farsante que devia ser envenenado. Egeu quase envenena o filho, mas reconhece sua espada, acaba mandando Medeia embora e acolhendo Teseu.
Nessa época, todos os anos Atena pagava à cidade de Creta um tributo horrível: entregava 7 rapazes e 7 moças para serem devorados pelo Minotauro que vivia no labirinto de Dédalo (de onde ninguém nunca havia voltado). Teseu resolve enfrentar o monstro e se oferece para ser um dos rapazes entregues em sacrifício. Egeu fica desesperado, mas Teseu insiste e promete ao pai que, quando estiverem voltando, trocará as velas negras do barco por velas brancas, sinalizando que ele está vivo.
Antes de serem levados ao labirinto, os jovens são apresentados ao Rei Minos, quando Teseu conhece a princesa Ariadne, eles se apaixonam e ela lhe dá uma espada capaz de matar o Minotauro e um novelo de lã para que ele consiga voltar do labirinto. Teseu vai, mata o Minotauro e volta para Ariadne. No caminho de volta a Atenas ele tem a suprema cara de pau de abandonar Ariadne enquanto ela dormia (paixãozinha vagabunda a dele) e ainda esquece de trocar as velas do barco. Egeu, vendo o barco se aproximar com as velas negras, acha que o filho está morto e se suicida (se joga no mar, que fica conhecido como mar Egeu). Assim Teseu vira Rei de Atenas.
Dica do domingo: seja vaidoso, ingrato e tremendamente descuidado e as chances de se tornar rei aumentarão consideravelmente... aff

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares