Páris


 


Filho do Rei Príamo e Hécuba, que, ainda grávida, sonhou que paria uma tocha em chamas que incendiavam Tróia. Príamo consultou um vidente pra saber o significado do sonho, que era claro: a criança seria a ruína de Tróia. Ele decide matar o bebê logo que nasceu, mas Hécuba pediu que ele fosse abandonado na floresta (ah, o amor materno...).

Todo mundo tocou a vida e ele cresceu criado pelos pastores do Monte Ida, sendo chamado de Alexandre. Uma de suas maiores diversões era promover brigas entre touros, e um deles ganhava todas. Um belo dia, aparecem no Monte, alguns empregados de Príamo procurando um touro campeão que seria o prêmio dos jogos fúnebres em memória do filho morto do Rei (ele mesmo) e confiscam o touro. Páris, sem saber de nada, é claro, decide participar de seus próprios jogos fúnebres pra vencer e trazer o touro de volta. Ele vence todas as provas, derrotando o príncipe Délfobo (seu irmão), que fica furioso por ter perdido (e cheeeeio de espírito esportivo) decide matar Páris, que foge e acaba encontrando a irmã Cassandra no altar de Zeus. Ela (que era vidente) o reconhece e Príamo esquece a maldição e recebe o filho de volta.
Páris namorava Oinone, que tinha o poder da cura; mas nessa parte da história ele se apaixona por Helena, vem o pomo de ouro e a Guerra de Tróia (com sua postagem lá atrás) e uma banana pra Oinone.
Na Guerra, o feito de Páris (além de provocar toda a confusão) foi disparar a flecha que acertou o calcanhar de Aquiles. A flecha foi guiada por Apolo, ou seja: até eu acertaria. Diz a lenda que sempre que a coisa ficava feia ele fugia do campo de batalha e ia se esconder com Helena. A fama era de ser um belíssimo encrenqueiro covardão...
Na guerra, Páris foi atingido por uma flecha envenenada e mandou chamar Oinone para salvar sua vida. Ela havia prometido isso a ele, caso acontecesse, mas certamente foi antes de ele dar um pé na coitada e fugir com Helena. Ela não apareceu e ele morreu esperando.
Você pode se achar o máximo, mas se, de fato, não fizer as coisas direito e não tratar as pessoas como se deve, vai acabar na mão. Melhor manter isso em mente.😜

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

O maior idiota da Grécia

Ai o amor...