Poseidon, um cara ressentido que fazia sacudir a Terra

 



Deus do mar, dos cavalos e irmão de Zeus. Irado, instável, impetuoso, violento e imprevisível. Poseidon é a imagem do mar revolto. A Grécia é cercada pelo mar e ele era um cara importante. Só que Zeus era um deus da civilização e do regramento e avançou sobre as forças incontroláveis da natureza que Poseidon representava, e ele perdeu terreno.

A arma de Poseidon era um tridente feito pelos ciclopes (que ele e os irmãos libertaram do Tártaro na Guerra dos Titãs) que fazia tremer a terra e o mar.

Poseidon era ambicioso e entrava em tudo que era disputa, mas vivia caindo do cavalo (trocadilho besta...). Perdeu Delfos pra Apolo, Argos pra Hera, Metade do Corinto pra Hélio e fez um papelão com a sobrinha Atena.)

O embate com Atena foi por conta de uma cidade na região de Ática. Os dois queriam que a cidade lhes prestasse devoção, e fizeram ofertas. Ele ofereceu um cavalo, uma nascente e uma fonte de água salgada. Ela prometeu sabedoria a todos e uma oliveira. A cidade toda votou e os homens escolheram Poseidon, mas as mulheres -em maior número e infinitamente mais sensatas- votaram em Atena, e seu templo foi erguido no topo da cidade, então batizada de Atenas.

Furioso, Poseidon tirou das mulheres o poder do voto (jeitinho mequetrefe de justificar a ausência das mulheres na democracia ateniense)

Poseidon tinha muitos filhos (destemperados como ele... praticamente um presidente conhecido nosso) e nem todos tinham a aparência humana, havia alguns animais. Com a Medusa, teve Pégaso o cavalo alado e era pai do Rei Minus (que pediu um sinal dessa paternidade, Poseidon mandou um touro branco espetacular saindo dos mares para que Minus sacrificasse a ele, mas Minus quis o touro pra si, e sacrificou outro achando que enganaria Poseidon. Poseidon, furioso fez com que a mulher de Minus se apaixonasse pelo touro. Dito e feito. Ela engravidou do touro e assim nasceu o Minotauro). Isso é que é família problemática...

A dica aqui é o regramento, a organização da civilidade que SEMPRE vão ganhar do impulso desgovernado. Pode ser mais divertido, quase irresistível, mas faz você perder um tempo enorme e se arriscar por quase NADA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares