Narciso


Filho de uma ninfa e o deus do rio Céfiso. Logo que ele nasceu, lá foram eles perguntar ao oráculo como seria o futuro do filho. O oráculo disse que Narciso teria uma vida bacana enquanto não visse sua própria face, que isso seria seu fim. Ele cresceu feliz sem nenhum espelho em casa.
Como o cara era realmente lindo, a mulherada toda caía de amores e ele nem tomava conhecimento e partia corações em ordem alfabética. No meio do fã clube estava a ninfa Eco, que não era um exemplo de pessoa sortuda. Zeus (sempre ele) pediu que ela distraísse Hera enquanto ele namorava escondido. Eco, conhecida por falar mais que a boca, enrolou Hera por um tempão e é claaaro que Hera descobriu tudo, ficou puta e castigou Eco condenando a ninfa a passar o resto da vida repetindo o que os outros falassem (“eco” vem daí).
Eco se apaixonou perdidamente, tentou falar com Narciso, mas deu tudo errado porque ela realmente não conseguia se fazer entender (e nem ele estava mesmo interessado) e acabou numa caverna definhando de amor.
Nêmesis (que personificava a justiça divina) defendendo a categoria, para castigar Narciso, fez com que ele acabasse indo para a beira de um lago onde viu sua imagem refletida na água e se perdeu nela. Diz a lenda que ele ficou tão apaixonado por si mesmo que ficava procurando espelhos no inferno.
Narcisismo não é de todo uma roubada, ele ajuda na formação da identidade da gente, na autoestima e essas coisas. Mas quando passa da conta, a pessoa só aceita quem pensa igual, quem é igual e quem reflete o mesmo que ela. Isso estraga toda a história, entorpece e aprisiona.
Narciso não vê o outro, só vê a si mesmo. Fere o princípio de Eros, que rege os relacionamentos, que visam o vín-cu-lo. E a gente cria consciência se relacionando (não com quem a gente inventa, mas com quem -de fato- está do outro lado da linha). É preciso refletir (narcisista não gosta, mas precisa...haha).
Tem gente que simplesmente não aprendeu a se relacionar, e insiste em cantar sozinho num dueto. Relacionamento solo não é relacionamento, é doença. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares