CASTOR E PÓLUX



Leda era uma mortal (daquelas lindas de morrer), e era casada com Tíndaro (herdeiro do reino de Esparta). Adivinhem quem se encantou com ela e se transformou num cisne pra se aproximar enquanto ela tomava banho no rio??? Acertaram. Zeus (aquele calhorda). Claro que dali a uns meses ela teve umas dores estranhas e botou dois ovos de onde nasceram quatro crianças (cisne engravidando gente, gente botando ovo, duas crianças dentro de um ovo...eu adoro mitologia) Enfim... de um ovo nasceram Castor e Helena (aquela de Troia) e do outro, Pólux e Clitemnestra. Das quatro crianças: dois mortais – filhos de Tíndaro (Castor e Clitemnestra) e dois imortais – filhos de Zeus (Pólux e Helena).
Mesmo tendo pais diferentes, Castor e Pólux eram conhecidos como Dióscuros (filhos de Zeus) e cresceram grudados, inseparáveis, melhores amigos de todas as horas. Castor amansava cavalos e Pólux era um guerreiro. Valentes, livraram a cidade do ataque de piratas, depois de um javali enorme que Afrodite enviou como castigo por não se sentir honrada pelos locais e logo ganharam fama de heróis. Assim foram parar na troupe dos Argonautas.
Quando voltavam da aventura com Jasão, conheceram duas jovens (Hilária e Febe) pelas quais se apaixonam; mas elas eram noivas dos irmãos gêmeos príncipes da Messenia, Idas e Linceu.
Castor e Pólux têm a brilhante ideia de raptar as duas e acabam entrando em luta com os irmãos. Linceu mata Castor.  Na luta, Pólux foi ferido, matou Linceu e estava prestes a matar Idas, quando Zeus, furioso, fulmina Idas e o cadáver de Linceu de quem só sobraram cinzas.
Pólux, então, carrega o corpo de Castor até o Olimpo e suplica a Zeus que traga seu irmão de volta. Zeus explica que Castor não tinha uma única gota de sangue imortal (e Hades, certamente não abriria mão de um novo súdito), mas Pólux insiste e Zeus acaba propondo que ele divida sua condição de imortal com Castor. Pólux aceita sem pensar duas vezes, e assim eles passam a eternidade um dia vivos e um dia mortos, juntos. Orgulhoso do amor dos irmãos, Zeus ainda lhes dedicou a constelação de gêmeos, de onde jamais seriam separados.
Ter com quem dividir sua imortalidade é um tremendo golpe de sorte <3 span="">


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares