AS MUSAS


As nove filhas de Zeus e Mnemosine (ou de Urano e Gaia, em outra versão). Quando os deuses derrotaram os Titãs, pediram a Zeus que criasse seres capazes de cantar essa vitória como merecia ser cantada: divinamente. Zeus aproveitou o ensejo e se deitou com Mnemosine (que era uma Titã) por nove noites seguidas e elas nasceram (é impressionante que o serviço sujo só sobrava pro coitado do Zeus, sempre se sacrificando pelos outros...).
Não é que elas eram só a inspiração das artes, da literatura e da filosofia. As Musas presidiam (adoro esse verbo) TODAS as formas de pensamento. Eram elas que acompanhavam os homens e lhes davam o dom da persuasão, serenavam as querelas e restabeleciam a paz com as palavras. Sua música fazia com que esquecessem qualquer inquietação ou sofrimento.
Ciumentas (Musa insegura, alguém já tinha visto?), elas castigavam qualquer um que se metesse a tentar superar seus encantos.
Uma vez, um cara da região do Trácio chamado Tâmires, que era um homem lindo e tocava lira muito bem, num rasgo de inteligência e brilhantismo, não só desafiou as Musas, como pediu - como troféu - que se deitasse com as nove! Perdeu, não comeu ninguém, acabou cego, mudo e impossibilitado de tocar lira pelo resto da vida. As moças eram caridosas....
As sereias (que não tinham nada da Ariel que a gente conhece, eram demônios que afundavam barcos e devoravam a tripulação) eram aladas até desafiarem as Musas. Assim perderam as asas e caíram no mar.
Cultuadas em toda a Grécia, as Musas acabaram tendo áreas de excelência (PhD, MBA, e essas coisas...) com algumas variações, eram:
Calíope: poesia épica / Clio: história / Euterpe: música / Erato: poesia lírica / Terpsícore: dança / Melpomene: tragédia / Talia: comédia /Polimnia: hinos sagrados /Urânia: astronomia.
A história é boa, mas a vaidade derruba, gente. O problema de quem é muito vaidoso é que cria uma relação maluca de dependência com aquele que reconhece que ele é o máximo. Pra escapar do tamanho que você sabe que realmente tem (e acha insuficiente - sabe-se lá Deus por quê), você fica viciado na aprovação e reforço que o outro dá. É fácil se enredar nisso, é bom a gente ficar atento.
Difícil...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares