Atena (Minerva ou Palas)


Deusa da sabedoria, da guerra, da ciência e das artes.
Atena era filha de Zeus, que, temendo perder o trono para um filho – segundo o oráculo – transformou a esposa Métis (grávida) em uma mosca e a engoliu. Tempos depois, Zeus teve uma dor de cabeça muito forte, persistente e, desesperado, pediu a Hefesto, que lhe abrisse a cabeça com uma machadada para que a dor saísse. Inacreditavelmente (bom, aqui estamos lidando com Mitologia, além disso o cara já tinha transformado a mulher em mosca e tuuudo bem...) Hefesto obedece e dá uma machadada na cabeça de Zeus, de onde sai Atena, adulta, (maravilhosa, poderosa) vestida com uma armadura e portando um elmo, um escudo e uma lança.
É a “queridinha do papai” de Zeus. É a filha que o pai idealiza, a que batalha, trabalha duro, estuda, a estrategista, não a que se casa e passa a vida sossegada criando filhos.
Um livro que eu adoro* descreve a mulher-Atena como “prática e inteligente, ela intimida os homens por não reagir como as outras e os colocar contra a parede em qualquer discussão intelectual. Quando conquistado seu respeito, são as mais leais companheiras de vida e fontes de inspiração”. Os Gregos chamavam Atena de “companheira dos heróis”.
A gente alterna a deusa regente em cada fase da vida, mas graaaças a Deus (e aos deuses e deusas) Atena segue dando um plantãozão aqui. Adoooro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares