Andrômaca


Uma das coisas interessantes da mitologia é que os deuses têm os defeitos da humanidade. Deuses, deusas e heróis são cheios de virtudes, mas carregados de defeitos. No meio de toda essa normalidade tem um casal fora da curva, exemplos de conduta, retidão, honestidade e coragem (yada yada yada...): Heitor e Andrômaca. 

O Heitor é o irmão mais velho do Páris (que roubou Helena de Troia – que era Helena de Esparta- deu a maior dor de cabeça pra todo mundo e acabou com a cidade inteira). 

A desastrosa versão do cinema se salvou com a escolha do Brad Pitt pra Aquiles e Eric Bana como Heitor; o melhor casting imaginável pros dois heróis. 

Se tem alguém que pode reclamar do Aquiles é a Andrômaca. Ele matou o pai (rei de Tebas) e os sete irmãos dela, depois matou Heitor (e arrastou o cadáver pelas muralhas de Troia até ele ficar despedaçado). 

Quando Heitor saiu pra batalha com Aquiles, todos sabiam que ele não voltaria para casa. Andrômaca pede a ele que não vá, que pense no filho deles, Astíanax – ainda bebê- que ficará sem pai e ela, que sem proteção, será escravizada. Num dos cantos mais bonitos da Ilíada, ele lamenta sinceramente o destino da esposa, mas não o dele. O dele ele enfrenta. Vai pra Guerra e não volta. 

Como ele era o guerreiro mais digno de Troia, os gregos ficam com medo de que o filho dele cresça com o mesmo espírito do pai e volte para se vingar e rsolvem a parada jogando o bebê do alto de um penhasco (ideia do Ulisses). Andrômaca é entregue como escrava ao filho de quem??? Do Aquiles (que a essa altura já está morto, mas não dá sossego mesmo assim). 

O tal do filho chamava Neoptólemo (não sei de onde sai tanto nome ruim) e com ele, Andrômaca tem mais três filhos: Molosso, Piélamo e Pérgamo (eu sei...eu sei...). O tal do Neoptólemo, nunca valeu nada e acabou assassinado em Delfos, mas antes de morrer, deixou o trono e a Andrômaca pro Heleno (o único irmão do Heitor que escapou do massacre de Troia). 

Só assim ela tem paz, e passa o resto dos dias cultuando a memória do Heitor. 
Tem gente que vale a pena ser lembrado, tem gente que é melhor embaralhar e dar as cartas de novo... A graça da vida é que todo dia que começa é um novo jogo e uma nova mão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu discurso pra colação de grau.

Ai o amor...

Minhas maluquices particulares